FestCiMMFESTIVAL DE CINEMA NO MEIO DO MUNDO
O Festival de Cinema no Meio do Mundo – FestCiMM, Edição Garanhuns, será realizado em formato on-line, e acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de julho. O FestCiMM tem caráter independente, cultural e educacional, com filmes de curta metragem (nacionais e internacionais), proporcionando encontros, reflexões e trocas entre realizadores, fomentando o cenário local e colocando o público em contato com obras de diversos países e estados brasileiros em um formato pouco difundido nos cinemas, que se destaca pela inventividade e diversidade de temas e abordagens estéticas.

Em sua segunda edição, o FestCiMM realizará mostras competitivas e não competitivas, oficinas, debates, webinários além das premiações (Prêmio Comunicurtas 15 anos, Prêmio Criancine e o Prêmio Seu Zé de melhor filme). O público apreciador da sétima arte poderá assistir as exibições dos filmes gratuitamente e votar nos seus favoritos, através do site https://festcimm.com.br/. Também será possível acompanhar todo o festival em tempo real pelas redes sociais através do Instagram (@festcimm), Facebook (https://www.facebook.com/FestcimmGaranhuns/) e no Canal FestCiMM no YouTube.

Diretor geral do FestCiMM, o cineasta Tiago A. Neves explica que o festival nasceu em Diadema, São Paulo, com a proposta de espalhar redes de festivais pelo Brasil. A edição de Garanhuns será a primeira no Nordeste. A ideia inicial era realizar um festival em espaço físico, mas, devido à pandemia, a coordenação resolveu realizar o evento no formato on-line. Tiago ressalta que o FestCiMM tem caráter internacional, visto que profissionais do Brasil e do exterior vão exibir seus filmes e produtos no evento.

O Festival também faz parte de um projeto intitulado WebCinema, que surge com a necessidade do isolamento social vigente, em que as ações migraram para infovia. Curiosamente o “webcinema” adaptou-se à dificuldade atual e muito tem contribuído para a permanência em seus lares de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Neste contexto, uma rede colaborativa de realizadores, entidades culturais e instituições deram-se as mãos com o objetivo de realizar ações de formação e fruição fílmica de maneira segura e interativa, fazendo emergir a cultura do WebCinema.
O cineasta, Lucas Marinho, diretor desta edição do FestCiMM em Garanhuns, comenta que o projeto WebCinema possibilitou a viabilização do festival: “Para nós, que já estávamos No Meio do Mundo, tivemos apenas que ampliar nosso chamado nas infovias, estruturando no formato do WebCinema a edição deste ano do FestCiMM”.

SERVIÇO:
FestCiMM – Garanhuns
Quando: 09,10 e 11 de julho.
https://festcimm.com.br

[email protected]

Realização

MAGOTE

ARTE & CULTURA

Apoio

Festivais Parceiros

0
Be the first one to like this.
Por favor aguarde...